A Primeira Corrida do Segue-me Brasília reúne cerca de 300 corredores de todo DF

A manhã desse domingo começou bem mais cedo para alguns jovens e tios de todo o DF. Tudo em preparação para a primeira edição do “Corre, Seguidor”, um dos eventos em comemoração aos 40 anos do Movimento. O trabalho começou às 3h da manhã, na Esplanada dos Ministérios, para ficar tudo pronto a tempo de receber quase 300 inscritos. E não era uma ação exclusiva para seguidores, mas aberto para toda comunidade, independente de religião.

O altar estava montado desde o início com a imagem do Bom Pastor e a imagem de Nossa Senhora Aparecida, que é padroeira de Brasília e da Catedral. O local de largada foi lá pertinho, em frente ao Museu Nacional. Mas antes de começar, não podia faltar oração. Quem deu a bênção foi o Padre Luiz Gustavo. Ele foi um dos primeiros a apoiar essa ideia.

O céu azul e o clima seco não desanimaram os atletas e seguidores de todas as 40 paróquias do DF. Para garantir a animação de todos, um DJ ficou todo a manhã no som. O jovem Wellison da paróquia São José Esposo de Maria (Sobradinho II) destaca que estava tudo bem planejado. “Foi uma experiência sem igual, foi maravilhosa, muito bem organizada e tomei gosto pela corrida, agora espero que venham outras”, o jovem conta. Ele fez o percurso de 3km. Ainda tinha o percurso de 5 e 10km. No local da corrida, ficou disposta também tendas com massagem, clínicas de saúde e alimentação saudável.

O objetivo da Corrida foi mostrar à juventude todas as possibilidades de convivência em harmonia. “Queríamos evangelizar os jovens através do esporte, fazer com que pessoas que eram sedentárias quisessem participar de uma atividade física”, quem explica mais é o Tio Sandro, coordenador da Comissão de Comemoração dos 40 anos. Ele conta também que a ideia partiu da equipe como um todo, apesar de ser uma atividade difícil de realizar, eles não desistiram. “Podíamos ter feito em outro lugar, que seria mais fácil, mas a ideia era ser de fácil acesso para todos”, explica.

Para ficar à frente da atividade, a Comissão escolheu o Tio Hudson, da Paróquia Imaculado Coração de Maria (Parkway), como coordenador da ação. “Tínhamos o desafio de engajar todas as paróquias de Brasília, mas os inscritos superaram nossas expectativas”, revela. Ele já tinha ajudado na logística de corridas de paróquias. “Contamos com o apoio da equipe da Corrida de Corpus Christi e diversos patrocinadores”, explica.

Foram 85 voluntários trabalhando para o evento acontecer, além de 20 pessoas contratadas, como seguranças. O apoio veio de todo lugar, desde seguidores integrantes do Conselho Arquidiocesano, até tios brigadistas que atuaram sem cobrar nada. Um trabalho em conjunto para tudo sair como o esperado. A corrida teve o apoio de 41 empresas de diversas formas, desde doações de produtos até financeiramente. “Graças a Deus ocorreu tudo certo. Passamos que o jovem pode se divertir, praticar esporte, levando Deus a frente”, ressalta o tio Hudson.

O Conselho Arquidiocesano deu apoio a toda a atividade. A jovem coordenadora arquidiocesana, Cássia Dantas, ressalta a importância de incentivar atividades que insiram saúde na vida dos jovens. “É uma competição do bem”, pontua a jovem. Ela se diz grata por toda a dedicação para fazer a Corrida acontecer, além da participação dos jovens. “Os jovens se propõem a se inscrever e participar dos nossos eventos, a palavra é gratidão”.

Mais que seguidores, atletas

As experiências foram inúmeras. O jovem Thomas, da paróquia Imaculada Conceição (Sobradinho), que foi um dos primeiros a se inscrever, contou que “Foi um silêncio, uma calma na reta final, parecia que eu estava no Parque da Cidade”. Ele teve uma motivação extra, já que correu com o pai, o tio Erick. “Não tem experiência tão boa como viver em família, conviver em família”, revela o tio. “O ambiente foi maravilho. A energia é maior”, conta o tio quando perguntado sobre participar de uma corrida católica.

A religião presente na corrida realmente não foi um problema. O competidor Kedley, 28, não frequenta nenhuma igreja e gostou muito de ter se inscrito. “Eu não sou de religião nenhuma, mas tenho muito respeito. O clima de participar de uma corrida organizada pela igreja foi muito bom de competir”, conta o competidor. Ele fez o percurso de 3Km e foi o primeiro a cruzar a linha de chegada.

Vanessa Carvalho, 32, tem uma história de superação com a corrida. Ela é católica, mas nunca participou do Segue-me. É a primeira competição que ela participa após sofrer uma lesão. “A melhor coisa que me aconteceu foi a lesão porque eu voltei mais forte e voltei mais forte na fé também”, partilha. “Eu achei a ideia muito boa, tem que procurar novas formas de engajar jovens e adultos”, ela elogia a iniciativa. Vanessa ficou em primeiro lugar feminino, no percurso de 10km

Já a Tia Gisa, da paróquia São Miguel Arcanjo (Riacho Fundo I), escolheu participar da Corrida por ser o aniversário dela. “Eu queria comemorar aqui”, conta bem animada. Ela fez o percurso de 5km e achou maravilhoso. “Eu tenho um grande amor por esse movimento”, completa.

Premiações

Os três primeiros colocados, na categoria feminina e masculina, nos percursos de 3, 5 e 10km, levaram troféu para casa. Mas não foram apenas eles. Como incentivo para a participação das paróquias, o núcleo que tivesse mais inscritos levaria um prêmio surpresa, que foi a confraternização em uma pizzaria, com tudo pago.

Quem ficou em primeiro lugar foi a paróquia Imaculado Coração de Maria (Parkway). A Paróquia São Paulo Apóstolo (Guará) ficou em segundo lugar e a Nossa Senhora Consolata (Asa Norte) em terceiro.

Confira a lista dos ganhadores em cada modalidade:

Masculino – 3km:
– Kediley Sousa Tempo
– Paulo Henrique Ferreira Alves – Paróquia São João Bosco
– Júnior Vieira Da Silva – Paróquia Beato José Alamano

Feminino – 3km:
– Giselly De Almeida dos Santos – Paróquia São Miguel Arcanjo
– Gabriela Sousa Ferreira
– Isadora Cristina Azevedo De Mesquita – Paróquia São Camilo de Lellis

Masculino – 5km:
– Marcus Vinícius Gomes Cabral
– Fernando Gereci de Melo Oliveira – Paróquia São Miguel Arcanjo
– João Víctor Novais Cecoti

Feminino – 5km:
– Tais Fernandes Silva – Paróquia Santa Maria dos Pobres
– Julieta Soares Leite
– Marcia Rogeria dos Santos Costa – Paróquia Imaculado Coração de Maria

Masculino – 10km:
– Imailton Rodrigues Fernandes Júnior
– João Claudio Alves De Araujo
– Adalberto Almeida De Menezes – Santuário Da Mãe e Rainha

Feminino – 10km:
– Vanessa Carvalho dos Santos – Paróquia Divino Espirito Santo
– Marcele Aparecida da Silva Borges
– Daiane Costa – Paróquia Nossa Senhora da Evangelização

Além da Corrrida

A Corrida foi só mais uma iniciativa em comemoração aos 40 anos do movimento Segue-me. Desde o início do ano, várias atividades vem sendo realizadas nas diversas paróquias, entre elas o Setor Convida. A ideia é descentralizar os eventos arquidiocesanos e animar a participação de todos os jovens além dos núcleos. Já ocorreram 5 esse ano, e ainda vai acontecer mais 3. O próximo é a noite de Adoração.

O encerramento das atividades acontecerá na missa de 40 anos, no dia 1º de Dezembro. Essa missa acontecerá durante os dias da Assembleia Nacional do Segue-me. “Na última Assembleia, em Três Rios, ficou decidido que teria outra para que todos pudessem aproveitar as comemorações dos 40 anos”, explica a jovem conselheira Cássia.

O evento extraordinário reunirá as coordenações de todos os estados onde movimento é realizado. Além disso, acontecerá o baile na noite anterior. “Todos serão bem-vindos, mesmo quem não é da coordenação”, revela a jovem. “Vai ser uma troca de experiência também. É um momento histórico de felicidade, onde todos os conselhos farão parte”, pontua.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *