O Segue-me nasce inspirado no chamado e na proposta de amor e salvação que Cristo oferece a cada homem. “Partindo dali, Jesus viu um homem chamado Mateus, que estava sentado no posto do pagamento das taxas. Disse-lhe Jesus: Segue-me. O homem levantou-se e O seguiu” Mateus 9,9.
O Movimento tem como berço Brasília, mas já se espalhou por todo Brasil, ganhando um Documento Nacional Normativo e um Conselho responsável por manter o Espírito do Segue-me presente em todas as (Arqui)Dioceses em que o movimento está. Em Brasília, são 40 paróquias com Segue-me ativo.
O Primeiro Encontro aconteceu no dia 31 de março de 1979. Jovens, que tinham feito o EJC, em São Paulo, procuraram o Pe. Antônio Chirulli para implantar algo parecido, mas com um carisma diferente. A proposta ainda era proporcionar o Encontro Pessoal com Cristo, mas nem eles sabiam o que aquilo se tornaria 40 anos depois.
Considerando que a expressão SEGUE-ME é um chamado de Cristo que oferece a todos a graça de descobrir sua vocação, o Encontro de Jovens com Cristo - SEGUE-ME, movimento da Igreja Católica, Apostólica, Romana, tem como principais objetivos:
Despertar nos jovens a visão cristã da realidade atual, estimulando-os à adoção de responsabilidades e atitudes compatíveis, através da vivência dos ensinamentos do Evangelho. Dar aos jovens uma orientação catequética, proporcionando-lhes a oportunidade de assumir trabalhos nas paróquias e, assim, engajá-los em pastorais, pelo exemplo de jovens e adultos já atuantes, respeitadas a capacidade e a vocação de cada um.
Ampliar o diálogo e o bom entendimento entre jovens e adultos, de forma a aprimorar o relacionamento familiar e comunitário. Servir de instrumento evangelizador a todos os que fazem e/ou trabalham no encontro. Proporcionar aos jovens a descoberta de sua verdadeira vocação sacerdotal ou religiosa, quer seja o serviço à família e a sociedade, por meio da vocação para o matrimônio cristão, respondendo ao chamado de forma gratuita e generosamente, como fizeram os Apóstolos ao seguirem o Mestre (cfLc 5,11).
O Segue-me como movimento arquidiocesano marca presença nos eventos da Arquidiocese de Brasília. Os jovens seguidores têm a oportunidade de conhecer a dimensão do Segue-me, bem como conhecer jovens de outras paróquias e outros movimentos de Brasília.
A participação do Segue-me nesses eventos é importante já que eles reúnem muitas pessoas e proporcionam uma vivência de igreja. Proporciona, ainda, ampla socialização do Movimento com a Arquidiocese, participando de eventos como Hallel, Corride, Corpus Christi, Festa de Nossa Senhora Aparecida, congresso Jovem, Bote Fé, entre outros.
Como exemplo, o Segue-me esteve envolvido em muitas atividades no Hallel, na praça jovem, onde é apresentado conteúdo do movimento para outras pessoas e também servindo em equipes de organização do evento. Do mesmo modo, já é tradição a participação dos jovens seguidores nos cordões de isolamento nas procissões de Corpus Christi e Nossa Senhora Aparecida.
O Segue-me Brasília, como movimento arquidiocesano, está sempre dando apoio fundamental para realização das atividades do Setor Juventude. O carisma do movimento atrai muitos jovens, proporcionando a oportunidade de conhecer melhor a igreja católica e vivenciarem a fé.