Coração tocado pelo Sagrado Coração de Jesus

 

O então superior geral da Companhia de Jesus, padre Adolfo Nicolás, nomeou no dia 12 de dezembro de 2014, padre Eliomar Ribeiro como o novo diretor nacional do Apostolado da Oração e do Movimento Eucarístico Jovem do Brasil (MEJ). Nascido em Iúna, no Espírito Santo, o Pe. Eliomar é Mestre em Teologia Pastoral com especialização em juventude pela Universidade Salesiana de Roma, foi Sócio do Provincial da antiga Província do Brasil Nordeste (BNE), foi pároco em Anchieta-ES e em Fortaleza-CE. Foi também Superior da Residência Sagrado Coração de Jesus e Diretor do Mosteiro dos Jesuítas, em Baturité, no Ceará.

Por essas credenciais e como profundo conhecedor de espiritualidade do Sagrado Coração de Jesus, trazemos para o nosso site uma entrevista com o padre Eliomar, neste mês dedicado a essa devoção tão bonita mas, infelizmente, atualmente pouco valorizada. Acreditamos que, após essa entrevista, muitos corações serão tocados pelo Sagrado Coração de Jesus. Quer apostar? Leia e confira ou, como disse o Senhor, “Vinde e vede” (Jo 1,39).

 

Entrevista

  1. Padre Eliomar, antes de mais nada, pedimos que o senhor se apresente um pouco para o nosso movimento. Fale-nos de sua missão e sobre o Apostolado da Oração e o Movimento Eucarístico Jovem. O que são esses movimentos, o que fazem e qual a sua importância? E o que eles têm a ver com o Sagrado Coração de Jesus?
    • Sou capixaba, tenho 55 anos, além de ser jesuíta como já aparece na apresentação, também sou músico e escritor, além de nutrir um cuidado especial com a Liturgia. Gosto da juventude e me especializei neste campo. A minha missão atual, que já dura 6 anos, consiste em acompanhar o processo de recriação dos grupos do Apostolado da Oração e de animar os grupos do MEJ espalhados pelo Brasil. Nestes anos eu visitei 110 dioceses. Além disso promovemos encontros nacionais de formação seja para o Apostolado como também para o MEJ. O Apostolado da Oração, que nasceu com jovens num Seminário jesuíta na França, em 1844, recebeu como missão da Igreja, quando da sua aprovação inicial, de cuidar da devoção ao Coração de Jesus, além de continuar a primeira missão que é oferecer a vida diariamente pela vida missionária da Igreja e as dores da humanidade. O MEJ nasce noutro contexto, mais para rezar pelo fim da guerra, como Cruzada Eucarística, em 1915, e mais tarde assume a sua missão de viver ao modo de Jesus tendo como base o Evangelho, a Eucaristia e a Missão.
  2. Mas, queremos saber essencialmente sobre o Sagrado Coração de Jesus. Conte-nos um pouco da origem, do significado e da importância dessa devoção.
    • A devoção ao Coração de Jesus tem sua primeira abordagem nos Evangelhos: em Mateus, é o próprio Jesus que diz “aprendam de mim que sou manso e humilde de coração”. No Evangelho de João, duas cenas se destacam: o discípulo amado que deita a cabeça sobre o peito de Jesus e o soldado que abra o lado de Jesus, na cruz, de onde brotam sangue e água. Muitos Santos e Santas no decorrer dos tempos falaram do Coração de Cristo. Mas foi Santa Margarida Maria Alacoque, monja de clausura da Ordem da Visitação, que em 1673, quando rezava diante do Santíssimo na Capela do Mosteiro de Paray-Le-Monial, tem uma experiência mística, do mistério do Coração de Cristo. Ela afirma que viu Jesus que lhe mostrava o peito aberto e fulgurante e e lhe dizia: “aqui está o Coração que tanto amou a humanidade e que recebe tanto desprezo e ofensas”. Impressionada com esta experiência, que se repetiu por outras vezes, ela se deixa conduzir na vida espiritual pelo jesuíta Claudio La Colombière para identificar o que queria dizer tal aparição. Nasce aí a expressão que temos hoje da devoção ao Coração de Jesus: amor e reparação. É preciso revelar a todo o mundo o grande amor de Cristo para conosco!
  3. Alguns jovens pensam que a devoção ao Sagrado Coração de Jesus é uma atividade de velhinhas e de pessoas carolas. Dizem que se trata de uma devoção piedosa, ultrapassada e que não tem mais tanta importância hoje em dia, menos ainda para os jovens. Como o senhor avalia essa percepção? O que essa devoção tem a nos dizer nos dias de hoje? O que ela tem a dizer aos jovens do século XXI?
    • Desejar que nosso coração seja semelhante ao de Cristo é missão de todos: crianças, jovens, adultos, idosos, casados, solteiros, viúvos etc. Não distinção no amor! Nos grupos do MEJ há uma insistência para os jovens vivam ao estilo de Jesus. Ou seja, deixar que suas vidas sejam moldadas pelo próprio Cristo que nos quer inteiros, sadios, inteligentes. Não se compreende que os jovens se deixem levar por modos de vida que não garantam a vida plena. É verdade que os grupos do Apostolado da Oração contam com pessoas mais velhas: elas carregam a sabedoria e a experiência; enquanto os jovens trazem o vigor e a novidade. Não se pode desprezar ninguém, são todos importantes. É como no caminho da vida, é preciso respeitar o passo, ajudar na caminhada, cuidar e amparar de quem se machucou ou se cansou. O importante é não abandonar ninguém no caminho. Eu diria que a devoção ao Coração de Jesus deve refrescar nossa memória do que é essencial na vida: ter um grande coração para ajudar o mundo a ser melhor. É também importante recordar que vale a pena oferecer a vida todos os dias. Quando Deus toma a nossa vida em suas mãos, coisas maravilhosas acontecem.
  4. Em 15 de maio de 1956, o Papa Pio XII escreveu a encíclica (carta aberta) Haurietis Aquas, sobre o culto ao Sagrado Coração de Jesus. Quais os pontos mais importantes que essa encíclica traz? O senhor acha que essa encíclica é uma boa leitura para os nossos jovens?
    • A encíclica conta com 75 pontos em que o Papa traça um histórico da devoção ao Sagrado Coração de Jesus, buscando sobretudo tudo o que na Sagrada Escritura serve para dar base ao culto ao Coração de Jesus. Recorda o Papa Pio XII que “o culto ao coração sacratíssimo de Jesus é o culto da pessoa do Verbo encarnado”, portanto não se está falando de coração enquanto órgão, parte ou objeto, mas da pessoa de Cristo, da totalidade do seu ser. O que se deseja é que o reinado de Cristo se alargue sempre mais como “reino de verdade e de vida, reino de santidade e de graça, reino de justiça, de amor e de paz”, como nos diz o prefácio da festa de Cristo Rei.
    • Mesmo sendo um texto muito antigo, escrito também com uma linguagem da época, vale a pena ler este texto para compreender como vem se evoluindo a devoção ao Coração de Jesus. Poderia ajudar muito também a leitura da Autobiografia de Santa Margarida Maria, para entrar na intimidade dessa monja que morre com 43 anos e deixa um patrimônio espiritual de grande valor para a Igreja. Também seria ótimo ler uma pequena biografia de Santa Teresinha do Menino Jesus e São Francisco Xavier, padroeiros do MEJ e do Apostolado da Oração, a Rede Mundial de Oração do Papa. Nas Edições Loyola se pode encontrar todos estes livros.
  5. Pra terminar, padre Eliomar, em sua opinião, o que o Sagrado Coração de Jesus tem a dizer aos jovens do Movimento Segue-me hoje, nesse contexto de pandemia? O que tem a ver seguimento do Senhor com o Sagrado Coração de Jesus?
    • Jesus certamente vai dizer aos jovens do Segue-me, o que disse aos seus discípulos: venham comigo, sigam-me, não tenham medo, sejam humildes, cuidem uns dos outros, dê atenção aos vossos avós, amparem a vida sofrida. Diria mais: não compactuem com a violência, com a discriminação e o preconceito, não queiram levar vantagem em tudo, não gastem suas vidas com projetos falidos. Eu confio em vocês!!! Eu estou com vocês!!! O meu amor por vocês é maior que o mundo!!!
    • Seguir a Cristo trata-se de um caminho do coração. Ser capaz de estar no mundo com o Coração de Cristo e levar ao Coração de Jesus todas as dores e sofrimentos da humanidade. Eu devo levar também a minha dor, meu sofrimento, meus medos, minhas dúvidas. Ele, transforma tudo e dá paz ao nosso coração. A maior aventura da vida é gastar a vida por uma grande causa e um grande ideal. É preciso força e coragem!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *