SEMANA SANTA

OFÍCIO DAS TREVAS

Por estarmos em casa e sem a possibilidade de termos o Santíssimo exposto, sugerimos que preparem um pequeno altar para esta celebração, contendo uma toalha branca, um crucifixo e sete velas acesas. Após preparar o pequeno altar, inicia-se o Ofício da Trevas, que representa a angústia suprema de Cristo no horto das oliveiras até o momento em que é capturado.

AS SETE DORES DE NOSSA SENHORA

Segundo uma antiga tradição, os cristãos recordam “as sete dores
de Nossa Senhora”: momentos em que, perfeitamente unida ao seu
Filho Jesus, pôde compartilhar de modo singular a profundidade
de dor e de amor do Seu sacrifício.

ENCONTRO DA MÃE E DO FILHO

A procissão do encontro, em muitas regiões, acontece na Quarta-feira Santa, à noite: existe uma tradição muito antiga e comovente que a maior parte das cidades do interior (e muitas outras da área urbana do Brasil) faz: uma verdadeira experiência de fé do povo de Deus. É a procissão do encontro entre Nossa Senhora das Dores e o Bom Senhor Jesus dos Passos.

início ao Tríduo Pascal

Neste dia, cantamos o Glória, junto com os sinos, por conta da alegria de termos vivenciado a Quaresma, que termina no dia de hoje, com o início do Tríduo Pascal. Além disso, durante a Consagração, temos um texto especial: “Na noite em que ia ser entregue, para padecer pela salvação de todos, isto é, HOJE”, enfatizando a importância desse momento.

Lembremos que, ao final da missa desta Quinta-feira Santa, não há benção final, pois só será dada ao final do Tríduo Pascal, no Sábado Santo.

Sexta-feira da Paixão

Único dia do ano em que não há missa. A celebração de hoje consistirá em três partes: Liturgia da Palavra, Adoração da Cruz e Rito da Comunhão. Meditaremos o Cântico do Servo de Ísaías, passando pelo salmo 30, pela Carta aos Hebreus e pelo relato da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João.

Neste dia, convidamos você e sua família para rezarem a Via Sacra.

Sábado de Aleluia

É um dia de recolhimento: Cristo está no sepulcro, desceu à mansão dos mortos. Durante este dia, que possamos nos apoiar na oração Mariana, à espera da Ressurreição do Cristo. Na noite deste dia, celebramos a Vigília Pascal, a Missa mais importante do ano. Participemos confiantes na ressurreição de Cristo!

A celebração consiste em quatro partes: Celebração da Luz, Liturgia da Palavra, Liturgia Batismal e Liturgia Eucarística.

PÁSCOA

Cristo ressuscitou, aleluia, aleluia!
O amor venceu a morte, e a vida nova em Cristo abriu para nós o caminho para o céu. Celebremos com muita alegria participando da missa em nossas casas, através dos meios de comunicação, agradecendo a Deus por essa Semana Santa vivenciada.

Feliz e Santa Páscoa a todos!