Os 40 anos do Movimento é motivo de comemoração no Governo Federal

 

O Senado Federal homenageou o Encontro de Jovens com Cristo Segue-me, em Sessão Especial, pelos 40 anos de existência do Movimento e por todas as obras e boas ações realizadas por todo o Distrito Federal. Estavam reunidos senadores, membros do Conselho Arquidiocesano do Segue-me Brasília e membros do Conselho Nacional. O momento emocionante foi aberto a todos e contou com a presença de aproximadamente 100 seguidores na tarde desta sexta-feira (4).

O Movimento começou na Região Administrativa do Guará, mas já abrange 25 cidades de 11 Unidades Federativas. A importância desse evento não é só pelos benefícios que o Segue-me traz para Brasília, mas para todos o país. “Dentro do segue-me os jovens sabem que podem estar em todos os lugares pois conseguem saber até onde vai seu livre arbítrio”, declarou o jovem coordenador Nacional do Segue-me, Pedro Henrique Modesto, em seu discurso.

A sessão estava agendada há mais de 3 meses, quando começaram os preparativos. A jovem coordenadora do Segue-me Brasília, Cássia Dantas, destacou em seu pronunciamento o que o movimento representa a sociedade. É preciso falar do amor de Deus para juventude. O Segue-me chegou a área rural, periferia, áreas de extrema urgência”, fala a jovem em seu depoimento no Plenário. “Só temos a agradecer a todos que se dispõem a levar o Segue-me a todos os lugares”, destaca ela.

A tia Jackeline Nascimento, coordenadora da Comissão dos 40 anos, revela a importância dessa homenagem. “É muito fera estarmos recebendo essa visibilidade nos 40 anos, mostrando a força desse movimento por todo país, a tia conta muito empolgada. O convite foi feito pelo Senador Izalci Lucas, representante do Distrito Federal na Casa Legislativa. Ele não pode estar presente na solenidade, mas deixou uma mensagem seguidores. “Vida longa ao Segue-me”, finalizou.

Quem conduziu a cerimônia foi o Senador Paulo Paim. “É inegável como o Segue-me se consolidou desde o Primeiro encontro de jovens com Cristo realizados há poucos quilômetros do Senado Federal”, ressaltou Paim. Ele encerrou com a Oração de São Francisco, lembrando que hoje é o dia desse santo. Além disso, o senador Paim destacou a importância do Padre Orestes, diretor espiritual de Brasília, que mesmo com 101 anos vem mostrando a força da juventude. “Minhas mais elevadas e sinceras homenagens ao Padre Orestes”, disse o senador.

Em seu discurso, o Padre Orestes foi aplaudido de pé. Ele que começou com: “O que vou dizer? Agradecido”. Ele destacou a importância de que o jovem seja feliz. “Deus não precisa de ninguém. É tempo de parar e entender que não temos a obrigação de praticar a religião, só se formos feliz, Tchau!”, encerrou o diretor espiritual.

Como parte do tributo, a contadora de histórias Nyedja  Gennari declamou um texto pontuando a história do movimento e seus feitos. “Continuem a semear a palavra de Deus e o amor de Cristo”, desejou ela. A solenidade durou pouco mais de 1h30 e foi encerrada com o Hino e a Oração do Seguidor.

 

Testemunhos

É impossível mensurar o quanto o Segue-me muda a vida dos jovens. Porém, para chegar perto disso, alguns seguidores deram testemunho. O filho do Senador Izalci, Sérgio Izalci, representou na bancada todos os jovens. Ele que é seguidor da Paróquia Perpétuo Socorro (Lago Sul) destacou que o movimento tem poder de transformar vidas. “O Segue-me é capaz de mudar percepção da sociedade e da juventude. Cristo se dirige a cada um de nós”, pontua o jovem.

Quem estava lá se emocionou muito com a homenagem prestada a seguidora Daniela, que faleceu em um acidente de carro em dezembro do ano passado. O ex-namorado da jovem, o seguidor Júnior, da paróquia São Judas Tadeu (Taguatinga), foi quem recebeu a homenagem em nome dela. “Fiquei muito emocionado por receber a homenagem. Não tenho palavras para descrever o quão bonito foi. É muito bom poder ver o quanto o segue-me tem um amor pela Daniela assim como eu tenho e sempre vou ter”, declara o seguidor.

Estiveram lá vários seguidores só para prestigiar. A seguidora Nathália Helena, da paróquia Nossa Senhora Aparecida (São Sebastião). “Foi um momento de muita emoção e gratidão, por ter tido a oportunidade de participar”. Assim como a Nathália, era visível ver a alegria no rosto de vários seguidores em estar vivenciando este momento.

Várias atividades foram realizadas desde o início do ano para comemorar os 40 anos. Mas, com certeza, a homenagem só aumentou o carinho que os seguidores de todo o país enxergam o Movimento. A iniciativa veio por parte do Governo e ficará gravada na memória daqueles que participaram.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *