O Retiro Arquidiocesano chega a sua 9ª edição com o tema “Entro para orar, saio para servir”. O final de semana gelado, nos dias 8 e 9 de junho, não desanimou os 78 jovens que participaram do evento, e mais 77 seguidores que estavam trabalhando. O evento existe desde 2009, com o objetivo de confraternizar e trocar experiências entre as diversas paróquias do Distrito Federal.
Uma das fichas foi sorteada nas redes social e quem ganhou foi um seguidor do Parkway, Gabriel Ribeiro, que explica a necessidade de dar o Sim a Deus. “O Retiro Arquidiocesano veio para me tirar da zona de conforto, tornando-me um católico ainda mais consciente das responsabilidades de ser jovem cristão e, acima de tudo, mais preparado para anunciar a Boa Nova por todos os cantos do mundo”, conta o jovem Gabriel.
O cronograma do retiro, neste ano, foi pensado a partir de passagens bíblicas. Cada momento era dirigido por um trecho da Bíblia, até os momentos de encher a barriga tinham uma reflexão por trás. “Ao final o jovem daria conta que esteve a todo momento em oração. Essa hora da leitura era tocado o sino e todos ouviam a passagem”, afirmou Cássia, jovem coordenadora arquidiocesana.
Considerada uma das atividades arquidiocesanas mais esperadas pelos núcleos, cada paróquia recebe pelo menos 2 fichas para escolher um casal de jovens para experimentar esse momento de oração, palestras e muita diversão. Tradicionalmente, no sábado à noite sempre há um momento de descontração. Esse ano, teve até a presença de um DJ, onde os seguidores puderem cantar e dançar músicas católicas.
Além de Palestras, partilha e adoração, os jovens contaram com a presença dos diretores espirituais. O Padre Orestes, com 101 anos, marcou presença no retiro. Padre Getúlio e Padre Luiz Gustavo também estavam e atenderam confissões durante o retiro e celebraram a missa.
Esse ano ainda as equipes de trabalho receberam nomes especiais para deixar tudo diferente e mais divertido. A Cozinha se tornou a Nonna Chef, a sala e o Mercado se tornou o Dutty-free. Também foi lançado o desafio de rezar Mil Ave-Maria durante o retiro, proposto pela equipe de Intercessão. Para fazer a contagem, todos que passassem deveriam marcar a quantidade de Ave-Maria que rezou em um painel. Dessa forma, todos tinham um objetivo em comum e se viam estimulados a rezar.